O UNIVERSO PICTÓRICO DE DANIEL CARRANZA
Enock Sacramento
O texto “Fabulinha fabulosa” que o crítico de arte Olney Krüse redigiu para o catálogo da primeira exposição individual de Daniel Carranza, realizada em São Paulo, na Galeria André, em 1986, é um dos mais reveladores sobre a vida e a obra do artista argentino. Nascido em 1955 em Buenos Aires, Carranza residiu no Brasil de 1982 a 1999.
O LIVRO DOS SERES IMAGINÁRIOS
ZOOLOGIA FANTÁSTICA: DANIEL CARRANZA E BORGES
Sol Biderman
Quando Jorge Luis Borges veio a São Paulo, em 1970, para receber o Prêmio Literário da Fundação Bienal, acompanhado por seu tradutor, Norman di Giovanni, eu bati papo com ambos por horas no Palácio do Governo, a respeito do livro Manual de Zoologia Fantástica, que di Giovanni tinha traduzido para o inglês como The Book of Imaginary Beings.
SONHANDO COM UM NOVO MUNDO
Young Yang Chung, PH.D
Bordado e pintura são uma forma antiga gerada pelo desejo universal de procurar significado na experiência diária por meio da expressão visual criativa. Desde os tempos pré-históricos até o presente, o povo do mundo inteiro tem empregado agulhas, tramas, pincéis e pigmentos para embelezar o ambiente a seu redor, expressar sentimentos e desejos pessoais e reforçar ideais e convicções sociais e religiosas.